Monday, March 6, 2017

Miguel Torga



(1. Desenho digital feito com o “rato” em Krita (Website oficial): reprodução a partir da fotografia do Autor da autoria de Eduardo Gageiro na capa da obra abaixo citada.

2. «Adolfo Correia da Rocha, conhecido pelo pseudónimo literário de Miguel Torga, nasceu a 12 de Agosto de 1907 em São Martinho da Anta, Trás-os-Montes, e faleceu em Janeiro de 1995.

«Em 1976 foi distinguido com o Grande Prémio Internacional de Poesia das Bienais Internacionais de Knokke-Heist, em 1980 com o Prémio Morgado de Mateus, em 1981 com o Prémio Montaigne (Alemanha), em 1989 com o Prémio Camões e em 1992 com os prémios Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores e Figura do Ano da Associação dos Correspondentes da Imprensa Estrangeira.

«De Miguel Torga, a Dom Quixote publicou:

«Poesia Completa; Antologia Poética; Diário (Vols. I a VIII); Diário (Vols. IX a XVI); A criação do Mundo; Bichos; Contos da Montanha; O Senhor Ventura; Contos; Novos Contos da Montanha; Vindima; Teatro; Portugal; Ensaios e Discursos» - Capa do Livro Novos Contos da Montanha, de Miguel Torga, N.º 1 da Colecção Grandes Autores de Língua Portuguesa, Edição Visão (Paço de Arcos) / Publicações Dom Quixote (Lisboa), Selecção JL, 2003.

3. Prefácio do Autor à segunda edição:

«S. Martinho de Anta, Setembro de 1945

«Querido Leitor:

«Escrevo-te da Montanha, do sítio onde medram as raízes deste livro. Vim ver a sepultura do Alma Grande e percorrer a via sacra da Mariana, Encontrei tudo como deixei o ano passado, quando da primeira edição destas aventuras. Apenas vi mais fome, mais ignorância e mais desespero (…) Ora eu sou escritor, como sabes. Poeta, prosador, é na letra redonda que têm descanso as minhas angústias. Mas nem tudo se imprime. Ao lado do soneto ou do romance que a máquina estampa, fica na alma do artista a sua condição de homem gregário (…)».

4. Mais sobre o autor: a) «Miguel Torga» - Wikipedia; b) «Adega Cooperativa de Sabrosa homenageia o escritor Miguel Torga» - Notícias de Vila Real, 2016/08/12.)

No comments:

Post a Comment