Tuesday, August 13, 2019

Sarah Affonso


Desenho digital feito com o “rato” em Krita (Website oficial)

Titula a Revista do Expresso (edição 2436, de 6 de Julho de 2019, pp. 32-39): «SARAH AFFONSO, A Artista Esquecida: Foi uma das mais promissoras artistas da (segunda) geração dos modernistas portugueses. Esteve em Paris, expôs nos salões nacionais, construiu uma obra que foi além da pintura, mas desapareceu de cena quando se casou, em 1936, com José de Almada Negreiros. Na data dos 120 anos do seu nascimento, a Fundação Calouste Gulbenkian mostra uma parte da sua obra, e em setembro haverá uma nova exposição no Museu de Arte Contemporânea do Chiado.»

O retrato aqui apresentado de Sarah Affonso é o retrato possível, tentando captar os contrastes-cinza da excelente fotografia que se pode ver no artigo em referência (p. 33), provavelmente não inteiramente conseguido. Porém, uma coisa ressalta e se pretendeu captar: por um lado, a beleza de Sarah Afonso; por outro, o seu olhar reflexivo e sonhador.


(Ainda Sarah Affonso: a) «Sarah Affonso» - Museu Calouste Gulbenkian; b) «Sarah Affonso e a Arte Popular do Minho» - Idem; c) «Sarah Afonso» - Wikipedia.)

No comments:

Post a Comment