Saturday, December 30, 2023

Lobos na noite

2019 (desenho a caneta e lápis de aguarela) / 2023 (composição digital).


Começou por se chamar «Os azares de um artista» e foi publicado em Corvomanias. É republicado agora, com outro nome e aspecto diferente.

Wednesday, December 27, 2023

Como dona Maria fez de Lúcifer um pica-pau (republicação)

2016, fotografia (original) a partir de câmera digital de tablet (0.3 megapíxeis).


Inicialmente publicado em Corvomanias, «Como dona Maria fez de Lúcifer um pica-pau» fala de quando dona Maria não gostou da brincadeira do Lúcifer (post anterior). Bastou rodar o vaso e a sombra do tratante ficou com cabeça de pica-pau.

Lúcifer, o manhoso! (republicação)

2016, fotografia (original) a partir de câmera digital de tablet (0.3 megapíxeis).


Inicialmente publicado em Corvomanias, «Lúcifer, o manhoso!» fala de uma vez em que Lúcifer se disfarçou de sombra de flor. Teve pouca sorte porque a dona Maria rodou o vaso até ter uma sombra mais cristã, ficando uma cabeça de pica-pau. É o que verão no post seguinte...

Dragão com hálito de limão

2014, desenho digital feito com o "rato".


Inicialmente publicado em Corvomanias, «Dragões-de-Komodo» conta a história de um pequeno dragão que chega diante do pai, com ar de vitória, e lhe dá esta terrível notícia: "Pai! hoje, pela primeira vez na minha vida, lavei os dentes!" Tudo o que um dragãozinho-de-Komodo bem educado não deve fazer. Na verdade, como qualquer criança, era só o seu sentido de humor a funcionar...

Tuesday, November 28, 2023

Saturday, November 25, 2023

Monday, November 20, 2023

As árvores morrem de pé


Esta aqui, infelizmente, por incúria humana.

Composição com fotografia do autor e desenho digital feito com o "rato" em Krita (Website oficial).

Tuesday, October 24, 2023

O fantasma de Rosa Bugairido (republicação)

2016, desenho digital feito com o "rato" em Krita (Website oficial).


Inicialmente publicado em Corvomanias, «O fantasma de Rosa Bugairido» tem por base o livro "Madeira de Buxo" (Madera de Boj, 1999), de Camilo José Cela.

A fotografia que serviu de base ao desenho existe, é datada e tem no verso um curioso nome. Mas da senhora nada se sabe.

Republica-se o desenho (por ser este o lugar mais adequado) e o texto escrito na altura:

Rosa Bugairido suicidou-se, já se sabe, e o Marreco abandonou a casa, anda a passear pelo mundo e nunca mais foi o mesmo, não tem descanso, constantemente vê Rosa Bugairido, quer dizer, o seu fantasma, a última vez que a viu estava vestida de noiva mas ninguém acreditou, disseram que era coisa da imaginação, remorsos, o que explicava tudo, mas o Marreco não desistiu e provou que tinha razão, aí estava, em papel, o fantasma de Bugairido, vestida de noiva como no dia do seu casamento, a coisa bate certo, pois é verdade que alguns mortos, e sendo mulheres ainda mais, são muito sentimentais. (segundo o Livro de Estilo de Camilo José Cela)

Saturday, September 23, 2023

Auto-retrato - II

Desenho a caneta de tinta Nankin, fotografia (recorte) e pincel do Krita (Website oficial).

Na colecção dos auto-retratos há pelo menos mais dois: «Auto-retrato» e em «A mão»

Wednesday, September 13, 2023

Mulher Ioruba

Legenda: A mulher Ioruba, ou Iorubá (África Ocidental), costuma usar um turbante feito de tecidos coloridos; com os peixes, pretendeu-se representar esse turbante.


(1. Desenho a caneta de tinta Nankin e fotografia;

2. a) «Língua "ioruba"»: "(...) Ioruba (ou iorubá, na Wikipédia), além de "língua nigero-congolesa do grupo Kwa, falada por esse povo", ainda é "povo africano do Sudoeste da República Federal da Nigéria, com grupos espalhados (também) pela República de Benin e pelo Norte da República do Togo" ou "indivíduo dos iorubas". "Trazido em grandes levas para o Brasil (...), esse povo exerceu na Bahia forte domínio social e religioso sobre outros grupos (também) escravizados, exceto sobre os grupos islamizados." A palavra vem do yoruba, "nome do povo e de sua religião"" - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa;

b) «Curso de cultura Yorubá é ofertado na UFMG» (Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)) - TV UFMG (2018/01/22);

e c) «Noção de Pessoa e Linhagem Familiar entre os Iorubás», VERGER, Pierre, Comunicação apresentada no Colóquio Internacional "La Notion de Personne en Afrique Noire", Paris, 1971; Edição do Centre National de La Recherque Scientifique, n.º 544, 1981; Tradução de Carlos Eugênio Marcondes de Moura (...), 2002; Transcrição e notas de Luiz L. Marins, Abril, 2011;

3. E porque se fala de África, e de "roupas e tecidos coloridos", vem ainda a propósito o "povo do cobertor vermelho" (África Austral): «Xhosa people» (povo Xhosa) - Wikipedia.)

Sunday, August 20, 2023

A Árvore



(1. Desenho a caneta de tinta Nankin com várias sobreposições; 2. A propósito: «Árvore» - Wikipedia)

Saturday, August 5, 2023

Porque hoje é 5 de Agosto: Íbis Escarlate


Ave que é ave gosta de estar no alto! Tirando melros e galinhas...


(1. Desenho digital feito com o “rato” em Krita (Website oficial); 2. A propósito: «Guará» (também Íbis Escarlate). Os Íbis Escarlate têm pés ligeiramente palmados e um bico fino e curvado para baixo; “devido à sua alimentação à base de caranguejo, que possui uma grande quantidade de betacaroteno, a sua plumagem é de um colorido vermelho muito forte...” - Wikipedia.)