Desenho digital feito com o "rato" em Krita e utilização de filtro (Website oficial)
Desenhos. Pinturas. Pequenas coisas. Ideias. O «blog» de Vicente Carlos Sousa Brandão.
Monday, September 30, 2024
Tuesday, September 3, 2024
Cesteira-de-Três-Faixas (Argiope trifasciata)
Desenho digital a partir da fotografia (do autor) de uma fêmea de Cesteira-de-Três-Faixas (Argiope trifasciata).
Distingue-se pela característica teia que tem “no seu centro uma estrutura de fios engrossados, em forma de ziguezague irregular, designada por ‘stabilimentum’” (estabelecimento ou decoração da teia), onde a aranha se instala. A sua função, não havendo certezas, será “parte de um dispositivo destinado a mascarar a presença da teia”, ou então “camuflar a presença da aranha (tornando mais difícil, quando vista em contra-luz, o ataque (e colisão) pelas aves e animais grandes)”, ou, ainda, “estabilizar a teia”. Esta estrutura, deste tipo de aranha, “inspirou o conto infantil “A teia da Charlotte””.
É semelhante à Cesteira-Vespão, também conhecida por Aranha-tigre e Aranha-vespa (Argiope bruennichi). Machos, minúsculos, “normalmente passam despercebidos nos cantos das teias da fêmea que estão a guardar” e o que acasala quase sempre depois é atacado e comido.
Um «Post» relacionado: «Charlotte's Web (A teia da Charlotte). Adaptação.»
(1. A propósito: a) «Cesteira-de-Três-Faixas (Argiope trifasciata)» - BioDiversity4All; e b) «Araneidae» - Wikipedia; 2. Porque se fala de: a) «Charlotte's Web» (livro infantil) - Wikipedia; e b) «E. B. White» - Idem)
Thursday, August 15, 2024
Peixes vermelhos, azuis e cor de mel
Composição digital com filtro do Krita (Website oficial)
(A propósito: «Aprenda como cuidar do Peixe Colisa Lalia» (“Variedades de peixes Colisa”) - Aquarismo sem Mistério)
Monday, August 5, 2024
O retrato
Isto não é para qualquer gato!
«Post» antecedente: «Porque hoje é 5 de Agosto: Caminho de aldeia com gato»
Composição digital a partir de desenho a caneta de tinta Nankin e fotografia. No tratamento digital utilizou-se o programa Krita (Website oficial) e a fotografia foi gentilmente cedida.
Porque hoje é 5 de Agosto: Caminho de aldeia com gato
Depois de uma caçada ao ratinho o Branquinho descansa.
«Post» seguinte: «O retrato»
Composição digital a partir de desenho a caneta de tinta Nankin e fotografia. No tratamento digital utilizou-se o programa Krita (Website oficial) e a fotografia foi gentilmente cedida.
Monday, May 6, 2024
A Última Casa
«Nessa missiva, publicada pelo Repórter (em 4 de setembro de 1888), jornal dirigido pelo seu amigo Oliveira Martins, Ficalho dizia escrever de uma aldeia "perdida no fundo das nossas províncias". Mas guardava segredo sobre onde estava. Podia ser "em um vale do Minho - um valezito assombrado e fresco não belo mas bonito, um pouco japonês no recorte das suas culturas pequenitas e nítidas".» - Guilherme d’Oliveira Martins, “Uma aldeia perdida”, Diário de Notícias, 2021/05/17.
Ou podia ser noutro sítio...
Como esta casa abandonada e última sobrevivente de uma aldeia.
2024, composição com fotografias (2021 e 2023) e desenho a caneta de tinta Nankin (2023), do autor.
(A propósito: a) «Abandoned village» - Wikipedia; b) «Uma aldeia perdida» - Guilherme d’Oliveira Martins, «in» Diário de Notícias de 2021/05/17; e c) «Aldeias do Xisto do Centro de Portugal: 27 a descobrir» - Turismo do Centro de Portugal)
Saturday, March 30, 2024
Woody Allen 44 anos depois
Composição: desenho a caneta de tinta Nankin de Woody Allen (2023) sobre desenho digital de paisagem com filtro (2024).
(A propósito: «Woody Allen» - Wikipedia)
Quando o temerário padre Feliscerto enfrentou a depressão Nelson...
No sítio de Carregosa, quando no Inverno chove a cântaros, as terras inundam(*). E até o rochedo – único local de passagem – fica quase submerso. Passá-lo a pé não é para qualquer um. Rugem as águas no rochedo que, batido pelo vento, cospe para o viajante temerário gotas de água terríveis molhando-o até aos ossos. Daí que pusessem ao rochedo o nome de Monstro dos Perdigotos.
Aconteceu ao princípio da noite de 28 de Março. A coisa complicou-se mais que o costume pois a tempestade Nelson quis mostrar o que valia, a tal ponto que o Monstro dos Perdigotos estava de olhos assarapantados. O tempo embraveceu-se e até o mafarrico ficou de boca aberta temendo pela vida do seu cliente (para o mafarrico todos são clientes). Mas o padre Feliscerto passou e sobreviveu para contar a história.
«Post» seguinte: «Quando o mafarrico se disfarçou no relevo da porta do sacrário»
((*) Como em tudo na vida, há um fundo de verdade nisto.; 1. As notícias: a) «Depressão Nélson. Proteção civil registou mais de 700 ocorrências em todo o país» (com o vídeo do tornado no estuário do Tejo, junto à ponte Vasco da Gama, ao início da tarde de 28, em Lisboa) – RTP Notícias de 2024/03/29; e b) «Tempestade Nelson provoca estragos e causa morte a quatro pessoas em Espanha» – Diário de Notícias de 2024/03/28; 2. A propósito: «Temporada de tempestades de vento na Europa de 2023-2024» - Wikipedia)
Tuesday, March 19, 2024
Tuesday, January 16, 2024
Um camelo e um cavalo (republicação)
2014, desenho digital.
«Um camelo e um cavalo» foi inicialmente publicado em Corvomanias. Para sermos rigorosos, trata-se de um dromedário.
Monday, January 15, 2024
Cubo fazendo espargata (republicação)
2014, desenho digital. «Cubo fazendo espargata» foi inicialmente publicado em Corvomanias.
Isto é coisa que não se deve deixar que aconteça ao tinto.
Saturday, January 13, 2024
Dois homens, dois chapéus (republicação)
2014, desenho digital. «Dois homens, dois chapéus» foi inicialmente publicado em Corvomanias.
Quando viu o homem do chapéu a subir o caminho a menina, que nunca conhecera o pai (nem sabia o que era um pai), pensou que o homem que ali vinha era a chaminé dos barcos a vapor que via passarem no mar... Aquela chaminé que levava gente para o Brasil em busca de uma vida melhor.
Subscribe to:
Posts (Atom)